"Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é. Mas porque a amo, e amo-a por isso: Porque quem ama nunca sabe o que ama... Nem porque ama, nem o que é amar..."

sexta-feira, outubro 22, 2010

Dicas De Luzes, Reflexos, Mechas e afins + Como fazer luzes/Mechas sem sair de casa

Olá meninas,
Hoje irei falar desse universo imenso de tinturas “parciais”(gostei da definição para mechas e afins que criei!).
Semana passada foi a vez das californianas e hoje vou tentar englobar todos os outros tipos. Claro que uma coisa ou outra vai ficar faltando, por isso seria importante que vocês comentassem dando opiniões e sugestões!
São tantos tipos que eu mesma já me confundi diversas vezes:
LUZES: Existem dois tipos de luzes, feitas de papel ou de touca. As de papel deixam mechas mais marcadas, o espaço entre claro e escuro fica bem definido. As de touca são ideais para cabelos mais claros e uniformes.
MECHAS: Aqui acontece o clareamento (descoloração) ou a coloração de mechas largas. Normalmente, os tons escolhidos contrastam com a cor predominante dos fios. As mechas são bem marcadas, feitas em regiões estratégicas para acentuar o rosto.
REFLEXOS: Os reflexos são mechas largas feitas com papel alumínio. Sem o papel, pode manchar o resto do cabelo, pois a tinta escorre. O reflexo é muito parecido com a balayage, só muda a quantidade de cabelo.
BALAYAGE: A balayage não é feita na cabeça inteira, só na parte superior ou nas têmporas.
Escolhendo a tonalidade:
Quando a tonalidade escolhida é mais clara que a cor natural dos cabelos:
Importante:
Divida os cabelos em mechas e aplique a mistura, mecha por mecha, distante 2cm da raiz, iniciando pela nuca.
Usando a Tintura Creme, deixe agir por 20 minutos; usando a Tintura Líquida, por 15 minutos. Após esse tempo, aplique a mistura também na raiz e a distribua por todo o cabelo.
Deixe agir por mais 10 minutos aproximadamente, a fim de que a cor da raiz e das pontas fique uniforme.
Terminado o tempo de ação, enxágüe bem até que a água saia limpa. Lave com shampoo específico para cabelos tingidos.

O volume da Água Oxigenada depende do grau de clareamento desejado. Quanto maior a volume, maior será o clareamento.
• com Água Oxigenada 20 volumes, clareia-se de 2 a 2½ tons;
• com Água Oxigenada 30 volumes, clareia-se de 3 a 3½ tons;
• com Água Oxigenada 40 volumes, clareia-se de 4 a 4½ tons.

Fazendo Luzes em Casa com touca
Você vai precisar de:
Pó descoloraste
Água oxigenada
Touca de plástico ou de silicone para luzes
Agulha de crochê fina
Pincel de coloração
Vasilha plástica

1° passo: o cabelo deve está seco, de preferência não lavar no dia que irá receber a química. Desembarace bem o cabelo e depois coloque a touca de modo que fica bem presa na cabeça.
2° passo: com a agulha puxe o cabelo nos furinhos da touca. Lembrem-se quanto mais fios puxar mais grossa irá ficar a mexa.
3° passo: depois de ter puxado o cabelo é hora de preparar a química.
4° passo: na vasilha de plástico coloque duas medidas de pó para uma de água oxigenada. A consistência não pode ficar nem muito liquida e nem muito firme. Faça um teste em uma pequena parte do cabelo antes de aplicar todo o produto, para verificar se a pessoa não é alérgica. O tempo máximo que a química deve ficar no cabelo é de 45 minutos.
5° passo: na hora a aplicação deixa a parte da nuca e da testa por ultimo, já que nessa área clareia mais rápido. Não se deve demorar muito para aplicar a química em todo o cabelo.
6° passo: verifique o tom desejado.
7° passo: lave o cabelo com shampoo sem retirar a touca. Após ter retirado bem o produto do cabelo tire a touca e lave novamente o cabelo. Passe qualquer produto de hidratação profunda e enxágue. Pronto.

A seguir tem uns videozinhos que podem te auxiliar muito se você decidir fazer as luzes em casa.
Esse video é, na verdade, para retoque de luzes, mas pode ajudar de duas formas: Para fazer as luzes completas, é só você descer o descolorante até as pontas!








Fazendo Mechas em casa Com Papel alumínio
Você vai precisar de:
• Pó descoloraste
• Água oxigenada (o volume vai variar do quanto você quer clarear)
• Papel Alumínio
• Vasilha plástica para fazer a mistura
• Pregador plástico de cabelo
• Escova de dente limpa
Passo a Passo:
A. Use o pregador para prender a parte da frente do seu cabelo atrás

B. Separe a primeira mecha acima da orelha na frente, que deve ser mais ou menos da espessura de um cadarço, coloque um pedaço de papel alumínio por trás da mecha sem dobrar e use a escova de dente para aplicar a mistura descolorante na mecha, depois dobre o papel alumínio sobre a mecha para evitar que esta se misture ao restante dos seus cabelos. Repita o mesmo processo em uma outra mecha do outro lado no seu cabelo.

C. Solte a parte que estava presa com o pregador e use seus dedos para posicionar as mechas, faça o número três com os dedos de um lado e depois do outro (como mostra a figura), repita os mesmo processo mencionado anteriormente.

D.Você deve ter o total de 9 pedaços de papel alumínio nos seus cabelos, não exagere na quantidade de mechas e não se preocupe se a mistura não foi usada por completo (joque fora, não reuse). Deixe a mistura agir pelo tempo determinado pelo kit ou dentro de 30 e 45 minutos caso use água oxigenada+pó descorolante. Lave seus cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Use produtos próprios para cabelos tingidos.

Essa forma de fazer as mechinhas não é difícil, mas requer paciência e habilidade manual! E, se você tiver cabelo crespo, é aconselhável que faça uma chapinha antes de iniciar o processo.


Descubra o melhor tom para você
"Geralmente, as loiras com pele muito clara ficam bem com os cabelos loiros num tom mais acinzentado, prata ou mesmo o loiro ligeiramente esverdeado.
Para as loiras que têm a pele mais dourada, o ideal é usar os cabelos na cor mel, marrom ou mesmo dourado.
As morenas com pele clara ficam bem com o cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado ou até vermelho acaju.
As mulheres morenas com a pele mais dourada, podem abusar dos tons de vermelho alaranjados, loiro acobreado ou fazer reflexos dourados nos cabelos.
Já as ruivinhas podem usar o marrom, em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado.
As mulatas ficam bem com os cabelos castanhos, avermelhados ou loiro dourado.
As negras combinam bastante com cabelos castanhos mais escuros ou avermelhados"
LOIRO CLARÍSSIMO + CASTANHO ESCURO/PRETO
LOIRO CLARÍSSIMO + CASTANHO ESCURO/PRETO
LOIRO CLARÍSSIMO + CASTANHO ESCURO/PRETO
LOIRO CLARÍSSIMO + TOM DOURADO
VERMELHO + LOIRO + PRETO + LARANJA/DOURADO







Esse é o meu cabelo com as luzes precisando ser retocadas (a foto foi tirada no ultimo domingo, indo assistir o jogo do São Paulo x Grêmio Prudente)
Há pouco mais de 1 ano estou fazendo luzes, retocando a cada 3~4 meses e adoro!!!
Mas é importante lembrar que o cuidado tem de ser dobrado pois, infelizmente, o descolorante acaba com os cabelos!






Por Lindsay - Boneca de Pano Bazar
Fontes: Produtos de Beleza, Ao Vivo, Acid Lips e Espaço Beleza By Taty

3 comentários:

Anônimo disse...

muito legal gostei.

Anônimo disse...

adorei esse video,pois ele me deu dicas que eu nunca encontrei... ESPERO QUE VOCÊ CONTINUE POSTANDO VIDEO DE DICAS COMO ESTE.

Anônimo disse...

Sempre fiz luzes no cabelos em salão, porém fui passar um tempo fora do Brasil, e após pagar muito caro para as mechas.. resolvi fazer eu mesma. Desde então sempre eu mesma faço... mas este vídeo... ele está simplesmente perfeitoo! Além de você fazer muito bem, ainda teve toda a técnica de filmá-lo. PS. não sou cabeleleira, mas se eu puder deixar uma dica, te indicaria antes de tirar a touca utilizar um tonalizante cinza... assim manteria a cor natural da raiz do seu cabelo.
Parabéns! Beijos

Postar um comentário

Pode soltar o verbo!