Como acabar com o frizz do cabelo?

Modelo com cabelos loiros e arrepiados, jogados pra cima

O frizz aparece em todos os tipos de cabelo, dos lisos aos cacheados, e geralmente surge depois que o cabelo se repele ao entrar em contato com a umidade do ar. Pra piorar, ele ainda pode sinalizar a necessidade urgente de hidratação. Para ajudar você na luta contra os arrepiados indesejados, elaboramos um guia completo com dicas de como acabar com o frizz.
Quick Navigation
A gente explica tudinho a seguir, desde as causas do problema até como acabar com o frizz:

O que é o frizz?

Nada mais são que aqueles fios que insistem em arrepiar e complicam o dia a dia de quem quer sair com o penteado em ordem. O frizz aparece com ainda mais frequência quando falta hidratação, há quebra e fragilidade nos fios, umidade no ar e eletricidade.
Ao observar a imagem ampliada de um fio de cabelo, você verá que ele é revestido por células sobrepostas que se parecem com pequenas escamas. São as cutículas (a parte externa mais dos fios), as responsáveis por revestir a parte central.
É com essa camada que temos contato. Só que, quando o fio passa por alguma situação adversa, as cutículas ressecam, se abrem e podem perder o sentido correto. É aí que os cabelos arrepiam e formam o desagradável frizz.

O que causa o efeito frisado no cabelo?

Alguns fatores podem colaborar para o aparecimento dos fios arrepiados no dia a dia. Listamos alguns deles:
  • Ressecamento
  • Excesso de procedimentos químicos, como descolorações e alisamentos
  • Clima úmido
  • Uso constante de secador e chapinha

Frizz em cabelos quebradiços

Quando os fios estão quebrados e, portanto, mais curtos que o restante, eles também têm uma tendência a desafiar a gravidade e ficar de pé. Então, é preciso cuidar para que isso não aconteça. Evite puxar demais os fios ao pentear, não esfregue-os na toalha depois do banho e manuseie devagar, principalmente quando estiverem molhados, momento em que estão ainda mais frágeis.

Eletricidade

O cabelo humano é muito sensível à eletricidade. Por isso, quando você penteia os fios com pentes ou escovas de plástico, os fios arrepiam imediatamente. Prefira usar acessórios de madeira, que é um material neutro e combate o frizz. Essa é uma dica valiosa, inclusive, de como acabar com o frizz do cabelo cacheado. Se esse é o seu tipo de fio, prefira usar pentes com dentes mais largos, que garantem cachos definidos e não quebram o cabelo.

Frizz no cabelo x secador, chapinha e afins

Os aparelhos que emitem calor parecem mágicos na hora de arrumar os cabelos. Eles deixam tudo do jeitinho que a gente quer. De lisos, os fios passam a ficar enrolados; de enrolados a lisos e o que mais você desejar fazer. No entanto, a alta temperatura é outro fator que mexe com as cutículas e pode deixá-las levantadas. E aí, já sabe, não é? Cabelo com frizz na certa.
Além de proteger os fios antes de usar esses aparelhos com protetores termoativados, que criam uma espécie de película protetora em torno da estrutura e evitam o problema, um bom truque é finalizar a secagem com um jato de ar frio, que ajuda a fechar as cutículas.
Modelo com cabelos ruivos longos e ondulados
Foto: iStock

Umidade

As moléculas de água presentes no ar, quando está muito úmido, se unem ao fio e modificam sua estrutura, o que também enruga e levanta a fibra, causando o frizz. É por isso que, quando você sai na chuva ou na garoa, o resultado pode ser visto rapidamente no cabelo arrepiado e todo fora do lugar.
Nessa hora, o que ajuda muito é o leave-in. Use sempre. Esse tipo de produto não precisa de enxágue e permanece nos cabelos, envolvendo e protegendo-os, por exemplo, da umidade. Pode ser creme para pentear, óleos nutritivos ou qualquer outro finalizador sem enxágue que dê resultado no seu cabelo.

Como acabar com o frizz?

Produtos e truques para resolver a situação quando o problema já apareceu:

Pomadas poderosas

Elas são a solução mais tradicional para combater o frizz. As opções feitas com manteigas como murumuru, karité e babaçu modelam e também nutrem e reparam danos.

Séruns controladores

Mais leve e fluido que os leave-in comuns, esse tipo de produto possui alta concentração de ativos como queratina, silicone e óleos hidratantes. Deve ser aplicado no comprimento dos fios úmidos, antes do secador e da chapinha, e é indicado para quem tem fios médios ou longos.

Óleos nutritivos

Os de argan, babaçu e macadâmia são finalizadores leves que servem para qualquer tipo de fio. Para usá-lo, aplique algumas gotinhas na palma da mão, esfregue uma na outra para aquecer e potencializar o resultado do produto, e depois aplique apenas no comprimento dos fios secos. Eles nutrem, devolvem maciez, diminuem o frizz, dão brilho e ajudam a desembaraçar os fios.
Dica de produto: se você ainda não conhece o poder dos óleos, uma boa dica é experimentar o Creme de Pentear Seda Óleo Hidratação, que tem uma fórmula enriquecida com óleos de argan e amêndoas, que restaura o cabelo seco e cria uma película nos fios, nutrindo-os sem deixar aquele aspecto pesado. Além de desembaraçar e dar brilho ao cabelo, ele controla o frizz e o volume.

Condicionador a seco

Tudo o que você queria era que os fios ficassem com aquela cara de que acabaram de sair do salão? Então vá de condicionador a seco. O spray deve ser borrifado nos fios já secos e promete dar brilho, diminuir as pontas ressecadas e, claro, controlar o frizz!

Coque para fios baixinhos

Antes de sair de casa, prenda os fios em um coque. O truque ajuda a diminuir a quantidade de cabelo exposto à umidade e é uma das maneiras mais fáceis de resolver o problema se você está se perguntando como acabar com o frizz.

Acessórios e penteados salvadores

Mais uma dica de como acabar com o frizz de forma temporária: um lenço descolado ou mesmo uma bandana podem ajudar a compor um visual estiloso. Outra ideia é apostar nas tranças, pois elas colaboram para manter os fios no lugar.

Cabelos cacheados e crespos têm mais frizz que os lisos?

Como uma das causas do frizz é o ressecamento, os cacheados e crespos têm, sim, uma tendência maior a sofrer com o problema. Como o formato do fio é espiralado, a oleosidade natural precisa enfrentar obstáculos físicos para conseguir chegar até as pontas.
Modelo com cabelos cacheados que formam um black power
Foto: iStock
Logo, caprichar na hidratação é fundamental para combater os arrepiadinhos. Para se prevenir, invista em uma máscara potente e aplique em casa de uma a duas vezes por semana.
Dica de produto: a Máscara de Tratamento Love Beauty and Planet Curls Intensify contém manteiga de murumuru e rosa para hidratar profundamente os fios.
Uma nutrição profissional, feita no salão, também ajuda. Uma vez por mês é o ideal.

Como evitar o frizz no cabelo?

Aqui, os cuidados básicos para fazer antes do arrepiado aparecer:

Hidrate muito

Memorize: o que falta em um cabelo com frizz é água. Quando as escamas dos fios estão abertas (isso acontece quando o fio está danificado), o cabelo perde água e nutrientes. Por isso é tão importante fazer hidratações semanais. Outro agravante são as descolorações: elas doam mais carga negativa aos fios, que acabam arrepiados. Nesses casos, a hidratação ajuda a repor os nutrientes perdidos e deixar os fios saudáveis novamente.
Dica de produto: a Máscara de Tratamento Nexxus Frizz Defy mantém a nutrição dos fios enquanto bloqueia a umidade. Assim, evita os arrepiados e hidrata intensamente a fibra capilar.

Não se esqueça do condicionador

Usar condicionador depois do shampoo ajuda a manter as escamas dos fios fechadas e evita a perda de água. No final das contas, é o tipo de cuidado diário que você tem que ter para manter os fios saudáveis e evitar o arrepiado.
Dica de produto: a dupla de shampoo e condicionador Love Beauty and Planet Smooth and Serene foi pensada especialmente para cabelos com frizz, e contém óleo de argan e lavanda para hidratar e diminuir os fios arrepiados – além de ter um perfume delicioso!

Invista na selagem capilar

O tratamento de salão capaz de selar as cutículas (camada externa do fio) evita que a hidratação vá embora. A selagem ainda regenera as fibras do cabelo, evitando a formação de pontas duplas e prevenindo o frizz.

Comece a usar leave-in já

Além de manter o volume no lugar, o produto sem enxágue é essencial para prevenir os fios arrepiados em cacheados ou crespos. Aplique em todo o comprimento do cabelo ainda úmido. Se quiser potencializar o resultado, utilize a técnica de fitagem, em que os fios são massageados mecha a mecha para conquistar cachos definidos e hidratados.
Dica de produto: se você quer ir direto ao ponto, a Loção Antifrzz Bed Head Spray Get Twisted veio ao mundo para isso. Ela garante um ondulado ou cacheado livre de frizz, protegido dos efeitos danosos da umidade, por até 72 horas. E o melhor? Com um efeito levinho, sem pesar.
Já o Creme de Pentear TRESemmé Antifrizz tem queratina, pérola hidrolisada e filtro UV, o que ajuda a deixar os cabelos alinhados, brilhantes e protegidos. A textura em sérum não pesa nos cabelos e é ideal para manter seus cabelos sem frizz por até 48 horas.

Nunca esqueça o protetor térmico

Aplicar produtos com proteção térmica nos fios molhados antes de usar a chapinha ou secador é essencial para evitar que as escamas da cutícula se abram e o frizz apareça. Os protetores são importantes porque formam uma película invisível em volta dos fios, impedindo que o calor agrida o cabelo.

Use apenas pente de madeira ou com cerdas naturais

Enquanto os pentes de plástico produzem energia estática, o pente de madeira não tem a capacidade de conduzir eletricidade – e, por isso, mantém os fios disciplinados. Mas atenção: as cacheadas devem optar por pentes com dentes largos para não desfazer os cachos, e usá-lo apenas nos fios molhados. Já as escovas com cerdas naturais são ideais para colocar no lugar os fios fininhos e que acabaram de nascer.

Lave os fios com temperatura morna ou fria

Sim, a gente sabe que é difícil! Mas vale fazer um esforcinho porque a água quente resseca demais os fios, abrindo as escamas e promovendo o aparecimento do frizz no cabelo.

Troque a fronha do travesseiro

Vai dormir? Use uma fronha de cetim ou seda no seu travesseiro. Esses materiais geram menos atrito que o tecido de algodão e impedem que o frizz dê as caras na manhã seguinte.
Infográfico com dicas para eliminar o frizz do cabelo
Agora que você já sabe como acabar com o frizz, é só colocar todas as nossas dicas em prática e arrasar por aí com fios alinhados e hidratados. 
colocar aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

DIU de Cobre - Minha Experiência

Festa Infantil "Angry Birds"