Takoyaki - Delicioso e Histórico!

Takoyaki (たこ焼き)

O takoyaki é um bolinho assado de polvo. Prato popular no Japão, é muito apreciado principalemente nas regiões de Kansai (Osaka em destaque, Kobe, Kyoto etc). Traduzindo ao pé da letra, tako (たこ) significa polvo e yaki (焼き) assado, ou no caso, frito na chapa.

A partir da mistura de farinha de trigo, água, ovos e dashi (caldo de peixe), faz-se a massa que é derramada em uma chapa chamada takoyakiki (たこ焼き機), com cavidades esféricas. A massa e os recheios como polvo cozido, gengibre vermelho em conserva (benishouga), repolho, cebolinhas picadas, entre outros ingredientes a gosto, são misturados todos juntos. Para virar os bolinhos, utiliza-se apenas um único palito, o que requer o domínio de uma técnica muito curiosa.

Por fim, os bolinhos são cobertos com molhos especiais (takoyaki sauce), uma espécie de molho inglês, algas verdes (ao nori) e maionese.

O takoyaki nasceu a partir de várias adaptações culinárias no Japão, e a sua trajetória é bastante interessante:

Final da Era Meiji
Transformação de monjyayaki, massa recheada de vários tipos de legumes e assada em chapa de ferro lisa, em dondonyaki, uma versão mais consistente e prático para tranporte.

Era Taishou
Dondonyaki, bastante difundido na região de Kansai, passa a ser assada em chapas com cavidades esféricas. Deu-se origem assim ao choboyaki, precursor do takoyaki em formato de bolinhos.

Início da Era Shouwa
Choboyaki, que antes era temperado com molho depois de assado, agora fora incrementado com o caldo de peixe (dashi) diretamente à massa, ampliando também as opções de recheio como cebolinhas e carnes, e passa a ser chamado de radioyaki.

Em 1935, numa famosa casa de takoyaki “Aizuya” em Osaka, um cliente proveniente da cidade de Akashi, província de Hyogo , ao comer choboyaki comentou: “Aqui se coloca carne? Em Akashi, coloca-se polvo!”. Ele se referia ao akashiyaki, aparentemente parecido com o takoyaki, mas com texturas e recheios diferentes. O comentário fez com que Tomekiti Endo, fundador de “Aizuya“, criasse o que atualmente chamamos de takoyaki.

Receita de Takoyaki
Massa:

120g de farinha de trigo.
30g de maizena.
1 colher de sobremesa de fermento em pó.
1 pitada de sal
500ml de água com 1/3 do pacote de Hondashi.
2 ovos.
1 colher de sobremesa de shoyu.

Recheio:

200g de polvo cozido.
1/2 cebolinha picada.
Gengibre vermelho em conserva a gosto.
Molhos:

Takoyaki Souce


Maionese.
Alga verde (ao nori).
Katsuo ralado.
Modo de preparo: misturar todos os ingredientes da massa rapidamente de modo que não forme “bolotas” e conservá-la na geladeira durante 1 hora. Despejar na chapa de takoyaki e acrescentar os recheios por cima rolando- os com um palito. Quando os bolinhos dourarem, retirar da chapa e cobrir com molhos.




Fontes:
http://www.bea.hi-ho.ne.jp/akemi-lovexxx/takoyaki/
http://page.freett.com/himanners/takoyaki.htm
http://www.geocities.co.jp/Foodpia/6070/index/rekisi.htm
http://たこ焼き.sblo.jp/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIU de Cobre - Minha Experiência

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

Festa Infantil "Angry Birds"