Falando um pouco sobre os deliciosos cogumelos!!

Os cogumelos, e não mais apenas os champignons, estão cada vez mais presentes nos pratos das diversas culinárias do mundo. No Brasil, já se utiliza muito o shitake e o shimeji, mas vamos aqui falar um pouco de cada um dos tipos mais comuns de cogumelos.

SHITAKE

Cogumelo japonês que cresce sobre madeira em decomposição (na árvore shii), de onde vem seu nome.
Sabor intenso, um pouco mais ácido, encontrado seco ou fresco. Deve ser consumido em no máximo uma semana se for comprado fresco. O cozimento deve ser rápido para que sua consistência não fique dura. Muito usado grelhado ou rapidamente refogado.

SHIMEJI

Vem em pequenos buquês, nas versões branco ou cinza. Pode ser mantido por até 5 dias se for armazenado refrigerado. Sabor suave, muito usado grelhado rapidamente na manteiga.

COGUMELO PARIS

Também conhecido como simplesmente como champignon. Muito usado na versão em conserva (aquele que fica amarelinho), mas pode ser encontrado fresco ou seco. É o mais utilizado e conhecido do mundo. Sabor bem delicado e cozimento muito rápido. Ideal para saladas e cozidos.

FUNGHI PORCINI

É um cogumelo italiano, selvagem, de sabor bastante intenso. Encontrado apenas na versão desidratada no Brasil, é muito usado em molhos e risotos pelo sabor acentuado e cor marcante que deixa na comida.

HIRATAKE

Conhecido também como cogumelo salmão por causa da sua coloração, que pode ser ainda branca, cinza ou marrom. É um cogumelo que além da beleza estética, tem sabor suave, pendendo para o adocidado. Se for fresco, conserva-se na geladeira por até duas semanas. Pode ser encontrado na versão seca também.

PORTOBELLO

Compõe facilmente diversos pratos. É uma versão maior do cogumelo de Paris. Tem textura firme (carnuda) e sabor marcante. É comumente consumido fresco.

ERYNGUI OU ERINGUI

É uma versão mais recente no mercado nacional (é muito usado na ásia e no mediterrâneo). Tem sabor suave e textura carnuda. É considerado um cogumelo de porte alto, pois seu tamanho é maior que os cogumelos comuns. Refogado ou em conjunto com outros cogumelos integra os pratos mais variados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

DIU de Cobre - Minha Experiência

Festa Infantil "Angry Birds"