YAKI MANJU – BOLINHO COM RECHEIO DE ANKO (Feijão Azuki)

manju, doce japonês
500 g de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de margarina
água morna
Modo de fazer
Bata os ovos. Acrescente o açúcar e a margarina e misture bem. Coloque os demais ingredientes. Adicione água morna até obter uma massa não muito dura. Faça bolinhas e recheie com a bolinha de anko (doce de feijão), fechando bem. Coloque-os numa assadeira untada. Pincele-os com gema de ovo e manteiga para ficarem douradinhos.
Dica: antes de pincelar os manjus, faça desenhos em cada bolinho com as forminhas compradas em casas japonesas. Eles ficarão iguaizinhos aos vendidos.

O Anko é um doce muito comum em muitas preparações japonesas. Ele é preparado com feijão tipo Azuki (um feijão vermelho pequenino). A receita é bem fácil (ainda me lembro do saco de pano cheio de anko e eu e meus primos torcendo bem para tirar toda a água, é coisa para se fazer em família mesmo) e você pode usar este recheio no Dorayaki que eu já ensinei.
dorayaki com anko
ANKO – DOCE DE FEIJÃO AZUKI
doce de feijão azuki
500g de feijão azuki
500g de açúcar
(Você pode usar esta mesma proporção para fazer uma receita maior ou menor).
Modo de fazer
Deixe o feijão de molho por algumas horas. Cozinhe como um feijão comum (sem tempero algum), acrescentando água para amolecê-lo bem. Se quiser agilizar o processo, utilize a panela de pressão. Coloque o feijão cozido no liquidificador e bata até formar uma pasta.
Coloque esta pasta dentro de um saco feito com pano de prato e esprema bem até tirar toda a água. Pode até utilizar uma tábua para ajudar a fazer peso em cima do saco de pano (peça ajuda para alguém), pois a massa precisa ficar bem sequinha mesmo.
Pegue a massa e coloque numa panela com o açúcar. Cozinhe por cerca de 20 minutos, até desgrudar do fundo da panela (fica em ponto de fazer brigadeiro).
Cuidado porque no cozimento, a massa espirra bastante. Utilize uma colher de pau e mexa sem parar.
Faça bolinhas (como se fosse um brigadeiro). Pode usar direto como o receito do Dorayaki ou do Manju ou congelar para usar depois.

Comentários

  1. Da hora essa receitinha!!! vou anotar!!!

    ResponderExcluir
  2. Aiii, eu sou uma eterna mente gorda...
    Só de ver o post já me deu fome! hehehe

    Lindsay flor, eu tbm sou super fã de Dexter! Não vejo a hora da 5ª temporada chegar! Ui!

    Beijocas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Pode soltar o verbo!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

DIU de Cobre - Minha Experiência

Festa Infantil "Angry Birds"