Herpes Labial – Conheça os sintomas e como se livrar de uma vez com tratamento natural

O herpes labial ou bucal é um tipo de infecção viral contagiosa, caracterizada por uma ferida ou conjunto de bolhas doloridas que podem ficar tanto nos lábios quanto dentro da boca. A lesão começa com pequenas bolhas esbranquiçadas e podem progredir de tamanho se não houver tratamento adequado. A doença é crônica e não tem cura.

A doença é causada principalmente por contato com outras pessoas contaminadas, seja pelo sexo oral ou simplesmente compartilhamento de objetos pessoais, como talheres, beijo e outros por meio do sangue, saliva ou secreções.

SINTOMAS DO HERPES LABIAL

  • Bolhas brancas que podem coçar ou doer;
  • Vermelhidão na pele;
  • Dor de garganta;
  • Febre de 2 a 5 dias;
  • Queimação;
  • Sensibilidade ou formigamento nos lábios;
  • Dor ao engolir;
  • Dor na garganta
  • Bolhas pequenas e persistentes;
  • Feridas próximas aos lábios que não curam.

Esses sintomas do herpes simples podem persistir por duas semanas, em média. Caso dentro desse tempo eles não desapareçam sozinhos é preciso fazer exames médicos para avaliar se infecção viral não está alertando para uma baixa no sistema imunológico causada por outras doenças mais agressivas.

Muitas pessoas que são contaminadas com o vírus só têm o aparecimento da ferida quando há baixas temperaturas ou então em outras situações em que o sistema imunológico fica debilitado, como na menstruação, estresse, quem sofre de ansiedade ou após muita exposição ao sol.

É comum que o início das pequenas bolhas sejam somente confundidas com alergias a medicamentos ou alimentos. Com o tempo as feridas podem desaparecer espontaneamente, no entanto, isso não é sinal de cura, e sim que o vírus está em outro local de seu corpo de forma desativada.

O herpes labial é uma doença crônica e que se manifesta com recorrência. O problema das pessoas que têm a ferida é que a lesão no rosto é facilmente vista, pode causar nojo, constrangimento e desconforto – sem falar na dor e mal estar provocados por sintomas característicos da infecção.

Para evitar que progrida, o mais recomendado é atitudes naturais e remédios caseiros que impeçam a progressão.

CAUSAS DO HERPES LABIAL

O herpes é um dos vírus mais comuns no mundo. Acredita-se que mais de 90% da população já tenha sido contaminada. Ele é o mesmo da herpes genital, catapora e varicela.

A diferença é que o do herpes labial promete ser um pouco mais brando que a versão genital. Quem tem a infecção uma vez, nunca mais consegue se livrar do vírus, acontece que ele se manifesta somente quando o sistema de imunidade está baixo. O que pode acontecer na presença dos seguintes fatores:

  • Exposição ao sol de forma intensa,
  • Imunidade do organismo baixa,
  • Estresse,
  • Cansaço físico,
  • Cansaço mental,
  • Doença do sistema imune,
  • Durante tratamentos com antibióticos,
  • Vigência do período menstrual.

Cerca de 80% dos casos de herpes labial são causados pelo vírus do herpes simplex tipo 1. Os outros 20% restantes são pelo vírus tipo 2 simplex. Enquanto isso, no caso do herpes genital a contaminação acontece bem mais pelo tipo 2 do que o 1.

A primeira contaminação do herpes bucal pelo tipo simples acontece ainda na infância, quando o compartilhamento de objetos e ato de colocar coisas na boca é muito comum e difícil de ser completamente controlado pelos pais. O vírus fica inativo no corpo e reaparece com os sintomas toda vez que o organismo tem uma baixa, por isso é muito comum aparecer junto de outras doenças, como resfriados ou gripes.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde mostra que 50% das crianças já contraíram alguma vez o vírus do herpes simples  ainda antes dos 12 anos de idade. Com isso fica muito mais necessário ter que procurar um auxílio médico ou manual para aprender a manter o corpo forte a ponto de garantir que as lesões não reapareçam.

TRATAMENTO NATURAL

O tratamento do herpes labial depende da situação em que ele está. Mesmo com o uso de antivirais às vezes a doença se manifesta novamente no organismo. Uma pessoa que já foi diagnosticada uma vez tem o dobro de chances de contrair novamente o vírus, seja por resquícios virais na corrente sanguínea ou pelo sistema imunológico debilitado.

A maioria das pessoas que são diagnosticadas com herpes recebem a recomendação médica de manter o tratamento somente por meio de remédios naturais. Afinal, o uso recorrente de antivirais é perigoso para a saúde da pessoa tornando-a mais propícia à infecção de outras doenças.

Nesse casos recomenda uma alimentação equilibrada, que faça bastante uso de vitamina C, fortalecimento do sistema imunológico, se proteger do sol, uso recorrente de protetor solar, chás especiais de sálvia, alecrim, alho ou outros. Somente pelo fato de temperar a comida diferente é possível sentir a doença estabilizar e evitar que ela progrida, podendo ter até problemas no cérebro – quando em estágios muito avançados.


Melhores remédios caseiros para tratar o herpes labial

1. Aplicar alho sobre a bolha
É provável que lhe pareça estranho, mas não é. Talvez o alho seja um dos alimentos mais subestimados que existem devido ao seu odor.

Porém, seu poder antibiótico, revigorante e antiviral é impressionante.
Nesse sentido, aplicar o alho sobre a bolha é uma solução mais do que eficaz.
Não se preocupe se coçar um pouco no começo, durará pouco e, além disso, irá livrá-lo do incômodo causado pela pomada.

2. Leite
O herpes labial é causado pelo vírus da herpes simples. Um de seus desencadeantes pode ser uma alimentação pouco equilibrada.
Devemos ter em conta que, através de nossa alimentação, obtemos dois aminoácidos essenciais: a lisina e a arginina.
A lisina tende a prevenir o herpes labial, enquanto a arginina alimenta o vírus e faz com que se reative.
O leite é rico em lisina, por isso é muito eficaz tanto para aliviar quanto para prevenir o desenvolvimento de herpes labial.

O que fazer?
Para aproveitar seus benefícios basta umedecer um algodão com leite e passá-lo em cima da região afetada até que desapareça.
Talvez essa forma de tratar o herpes labial te atraia mais do que a anterior, já que com ela você se livra do odor do primeiro caso.
Porém, qualquer um dos dois é aconselhável.

3. Aloe vera
O gel da planta da aloe vera nos ajuda a secar e cicatrizar a ferida. Para conseguir o efeito desejado, temos duas opções.
Podemos adquiri-la em uma loja de produtos naturais e aplicá-la com um algodão.
Se tivermos a planta em casa, só precisamos parti-la e passar a parte mole sobre a úlcera.
Com este simples gesto, em pouco tempo você se verá livre do herpes labial. Sem químicos, sem odores, sem dores.

4. Sal de mesa e água
Esse método é um pouco mais trabalhoso, porém muito eficaz. Como sabemos, o sal é um cicatrizante excepcional, por isso sua utilidade não é desdenhável.

O que fazer?
Coloque uma pitada de sal sobre a ponta dos dedos úmidos.
Coloque os dedos sobre a úlcera durante dois minutos.
Molhe um algodão em água quente com sal e pressione os lábios durante alguns minutos.
Repita o processo.

5. Aumentar o consumo de vitamina C e E
Frutas cítricas
Combinar uma boa alimentação com as soluções descritas é a melhor decisão.

Para acelerar nossa recuperação e fortalecer o sistema imunológico devemos aumentar o consumo de:

  • Brócolis
  • Kiwi
  • Laranja
  • Abacate

Ainda, em comércios especializados, há vitamina E pura que você poderá aplicar sobre o lábio diretamente.
Porém, aconselhamos uma dieta com abundância destas vitaminas para evitar que a bolha surja, especialmente durante as mudanças de estação.

Com estes conselhos simples, o tratamento do herpes labial será um processo muito menos agressivo para o seu corpo. Do mesmo modo, não terá que esperar para poder ir à farmácia para começar a combatê-lo.

No mesmo instante em que notar os primeiros sintomas terá o remédio à disposição para usar, levando em conta que praticamente todos os elementos sugeridos estão em qualquer casa.

Também vale a pena seguir essas dicas para ficar longe da Herpes Labial:

  • Evitar uma rotina estressante;
  • Não ficar exposto ao frio;
  • Evitar alimentos industrializados;
  • Proteger-se do sol;
  • Manter-se hidratado e bem nutrido;
  • Evitar o compartilhamento de objetos de higiene pessoal, como alicates, escova de dente, roupas íntimas, comidas e outros.

REMÉDIOS PARA HERPES LABIAL
O herpes na boca pode pedir o uso de medicamentos antivirais para minimização das lesões da herpes, principalmente as bolhas pequenas e feridas. Os principais nomes comerciais se referem às pomadas. São eles:

  • Zovirax;
  • Aciclovir;
  • Valaciclovir;
  • Famciclovir.

O tratamento: deve ser aplicada por 5 vezes ao dia durante 7 dias. Enquanto os sintomas da herpes labial aparecerem é preciso tomar outras atitudes como, por exemplo, manter uma boa saúde bucal, evitar o compartilhamento de objetos, não encostar no lábio de outras pessoas, secar sempre com toalhas descartáveis.

Para o uso correto da pomada é preciso antes lavar bem as mãos e nunca aplicar a pomada novamente no local sem antes ter lavado os dedos novamente. Isso poderá infectar a pomada e minimizar os potenciais de tratamento do medicamento.

QUEM TEM HERPES LABIAL TAMBÉM PODE TER GENITAL?

Quem tem herpes labial significa que foi infectado pelo vírus tipo 1, considerado um herpes simples. Já quem tem o herpes genital (tipo 2) pode apresentar sintomas mais agressivos, como febre, dores no corpo além das lesões características da doença nos órgãos sexuais.

Essa infecção causada pelo vírus do herpes é considerada uma doença sexualmente transmissível, causada pelo compartilhamento de secreções durante a relação sexual.

Fonte: http://www.nursing.com.br/
https://melhorcomsaude.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIU de Cobre - Minha Experiência

Móveis para casa de bonecas de papel ou papelão - Parte 1

Festa Infantil "Angry Birds"